terça-feira, 29 de julho de 2014

ARTE MEDIEVAL--> Gótico

Estilo Gótico 

O estilo gótico predominou na Europa no período da Baixa Idade Média (final do século XIII ao XV). As construções (igrejas, mosteiros, castelos e catedrais) seguiram, no geral, algumas características em comum. O formato horizontal foi substituído pelo vertical, opção que fazia com que a construção estivesse mais próxima do céu. Os detalhes e elementos decorativos também foram muitos usados. As paredes passaram a ser mais finas e de aspecto leve. As janelas apareciam em grande quantidade. As torres eram em formato de pirâmides . Os arcos de volta-quebrada e ogivas foram também recursos arquitetônicos utilizados. 
Com relação às esculturas góticas, o realismo prevaleceu. Os escultores buscavam dar um aspecto real e humano às figuras retratadas (anjos, santos e personagens bíblicos).  
No tocante à pintura, podemos destacar as iluminuras, os vitrais, painéis e afrescos. Embora a temática religiosa ainda prevalecesse, observa-se, no século XV, algumas características do Renascimento: busca do realismo, expressões emotivas e diversidade de cores.  

Catedral gótica
Fonte do texto: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_medieval.htm

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Algumas fotos da Arquitetura Gótica!

Catedral de Lincoln -- Lincolnshire, Inglaterra
A Catedral de Milão é um exemplo da arte gótica na arquitetura.
                                                                     A Catedral de Milão
O estilo Gótico desenvolveu-se na Europa, principalmente na França, durante a Baixa Idade Média e é identificado como a Arte das Catedrais. A partir do século XII a França conheceu transformações importantes, caracterizadas pelo desenvolvimento comercial e urbano e pela centralização política, elementos que marcam o início da crise do sistema feudal. No entanto, o movimento a arraigada cultura religiosa e o movimento cruzadista preservavam o papel da Igreja na sociedade. 
 A arte gótica foi relegada a discreto segundo plano, combatida e negada até ao último quarto do séc. XVIII, quando começou sua valorização, graças, principalmente, ao Pré Romantismo, em países como a Grã-Bretanha e a Alemanha. Com o advento do romantismo, e devido à pregação de Viollet-le-Duc, o gótico passou a reunir a preferência de todos os artistas e arquitetos. 
O Estilo Gótico
 
O estilo gótico ou ogival surgiu na França a partir do século XII, quando a arquitetura começou a sofrer uma grande transformação, resultando num novo estilo arquitetônico. O estilo gótico foi propagado pelos monges da Ordem de Cister. O nome gótico foi dado por alguns artistas italianos renascentistas do século XVI.

O estilo gótico é característico da Baixa Idade Média, desenvolveu-se entre os séculos XII e XVI. Predominou em países como a França, Inglaterra e Alemanha.

Além das grandes catedrais, em estilo gótico, foram construídos também edifícios públicos, como os palácios comunais italianos, cuja parte mais importante era uma espécie de torreão com sinos, utilizados para alertar os cidadãos em caso de perigo ou para convocar as reuniões das assembleias.

São características do estilo gótico: a leveza e harmonia dos traços, paredes finas e altas. Ao contrário das igrejas românicas que têm poucas janelas, as catedrais góticas apresentam muitas aberturas para o exterior, essas aberturas são preenchidas por vitrais coloridos, formando desenhos e mosaicos, proporcionando uma maior iluminação no interior das igrejas. Predomínio de linhas verticais, com um grande número de torres elevadas e pontiagudas.

As fachadas das igrejas góticas são primorosamente esculpidas e apresentam em geral, na parte inferior três grandes portas; ao centro, grandes janelas e uma rosácea (no centro), e na parte superior, uma fileira de colunas unindo as torres laterais.
Alguns exemplos da arquitetura gótica encontram-se na França nas catedrais de Notre-Dame de Reims, Notre-Dame de Paris, de Chartres, Saint-Chapelle de Paris, na Inglaterra nas catedrais de Norwich, Lincoln e Westminster em Londres. São exemplos significativos também os palácios da Justiça e do Louvre em Paris e o palácio dos Papas, de Avinhão na França.